sexta-feira, 17 de junho de 2011

...A Historia Do Bom Jesus Dos Pobres Afitos...

        
        

                            Festa do Bom Jesus: Uma tradição 

Uma das mais tradicionais festas de padroeiro do interior de Pernambuco, o novenário do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, é realizada em São Bento do Una,a partir do dia 28 de dezembro. Na verdade, o clima de festejos instala-se ainda no Natal, quando ainda não começam as comemorações do santo, mas já tem clima de festa. E esse ritmo prossegue no réveillon e na primeira semana de janeiro, com atrações de bandas, quermesses e parques de diversão. As homenagens ao Bom Jesus vão até o dia seis de janeiro, quando oficialmente se realiza a Festa de Reis.

A cidade se prepara para o novenário recebendo lâmpadas decorativas nas três praças do centro. As celebrações ocorrem há mais de 170 anos e são mais antigas do que a história do próprio município localizado há 210 quilômetros do Recife. A devoção ao Bom Jesus começou em 1827, com missas realizadas no oratório da residência de Antônio Alves Soares, na Fazenda Santa Cruz. São Bento do Una, por sua vez, tem 148 anos, 23 a menos que as celebrações.

Uma das curiosidades da festa é que a procissão de encerramento, no dia seis, reunindo mais de 10 mil fiéis, tem à frente não a imagem do Bom Jesus dos Pobres Aflitos (imagem de Jesus com os fiéis), mas a do Bom Jesus dos Passos (carregando a cruz). A cada dia do novenário, uma comunidade ou organização religiosa é homenageada. Na noite do dia cinco, a penúltima das homenagens, a novena é dedicada aos "Filhos Ausentes", quando centenas de pessoas naturais da cidade, residentes em várias partes do País, voltam a São Bento para uma grande confraternização.

Também faz parte das tradições dos festejos ao Bom Jesus, a realização de um grande leilão para arrecadar fundos para a Igreja Matriz. Considerado um dos maiores leilões de festa de padroeiro, o pregão atinge números em centenas. Já chegou a vender até 506 bezerros numa só noite, arrecadando cerca de R$ 64 mil. Como se trata de uma bacia leiteira, com grande quantidade de gado, muitas reses são doadas pelos fazendeiros. Mas há também quem doe galinhas, por cós, feiras, que vão todos a leilão.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário